Conservação
Conservação e Recuperação de Nascentes
O que é? Basicamente a conservação e recuperação de nascentes parte do principio básico de proteger a superfície do solo próxima as nascentes e criar condições favoráveis para um bom desenvolvimento das mesmas. Ela visa também evitar problemas decorrentes da falta de cuidado como:
Poluição e/ou contaminação da nascente e de seus arredores;
Degradação por fatores externos como o pisoteio animal; Aterramento das nascentes;
Extinção ou baixa vazão.
Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas
O que é? O projeto de recuperação e áreas degradadas é um documento feito baseado nos estudos de uma determinada região de tamanhos variados, que tem o intuito de criar ações que visam recuperar uma área que foi previamente afetadas por ações de agentes externos e geraram consequências de degradação ambiental. Onde em geral são solicitadas após algum tipo de punição que vem por meio da fiscalização dos órgãos competentes.
Documentos necessários e informações extras:
No PRAD são requeridos: ART, certificado do responsável técnico que pode ser solicitado pelo mesmo no CTF, e em algumas situações o ADA;
Os equipamentos podem varias conforme a área, porem em geral são necessários perneiras, sacos para coleta de solo, trado para coleta, perneiras e facão;
Caso a implantação seja elaborado pela empresa, existe a necessidade de se considerar o custo do acompanhamento e manutenção.